top of page

Sobre a Bordana

Somos Bordana, uma cooperativa de bordadeiras e produção artesanal do Cerrado Goiano. Unidas pela arte e vontade de fazer a diferença, trabalhamos para promover a inclusão social e econômica de pessoas artesãs e compartilhar as belezas do Cerrado com o mundo! A cooperação é o fio que entrelaça nossas histórias e nos leva a novos horizontes. É a força que abre caminhos, semeia oportunidades e floresce em trabalho e renda. Em cada gesto coletivo, contribuímos para o fortalecimento e crescimento do cooperativismo, cultivando um futuro mais justo e próspero para todas/os.

Oferecemos beleza e tradição por meio da produção de peças exclusivas com bordados do Bioma Cerrado: ipês, buritis, cajuzinhos, araras azuis, vermelhas e canindés e tantos outros animais e plantas. Estas peças são comercializadas na nossa loja virtual e na loja Colaborarte, localizada no Shopping Bougainville em Goiânia, Goiás, Brasil.

Nossos prêmios

A Bordana tem sido reconhecida com alguns prêmios ao longo de mais de uma década de história:

  • 2012-Prêmio Acolher do Movimento Natura 

  • 2016-Prêmio Top 100 de Artesanato do SEBRAE

  • 2018-Participação no São Paulo Fashion Week, parceria com o Movimento Sou de Algodão e o estilista João Pimenta

  • 2018-Participação na Casa de Criadores, parceria com o Movimento Sou de Algodão e o estilista Isaac Silva

  • 2022-Bordana é reconhecida pela segunda vez com o Prêmio Top 100 de artesanato do SEBRAE

  • 2023-Prêmio Buritis – destaques da cultura goianiense

  • 2024-Selo de Confiança do BTG Soma Empreendedorismo

  • 2024-Título de Utilidade Pública Municipal


Nossa história

A ideia de criar uma cooperativa de bordadeiras nasceu em 2008, no Conjunto Caiçara, na Região Leste de Goiânia. Algumas mulheres, com idade entre 40 e 75 anos, começaram um movimento de união e aprendizado. Com mãos que entrelaçavam fios e histórias, elas partilharam saberes e transformaram vidas, aprendendo juntas e multiplicando o que sabiam. Essas mulheres se tornaram guardiãs de um legado, unindo seus corações em um propósito maior.

O fio que uniu essas vidas foi a força inspiradora de Celma Grace de Oliveira, que idealizou o Instituto Ana Carol (IAC) em memória de sua filha, Ana Carolina Oliveira Campos. Ana Carol, com seu olhar cheio de sonhos, desejava ser designer de moda. Amava o artesanato, o bordado e o desenho. No entanto, seu talento foi interrompido precocemente, aos dez anos de idade, quando foi levada por um raro tipo de leucemia. Em sua ausência, ficou uma saudade imensa, um vazio que Celma preencheu com amor, criando a Bordana para manter vivo o legado da filha. Transformou essa saudade em ação, reunindo mulheres que, como Ana, carregavam em si o desejo de criar e transformar.

No dia 6 de agosto de 2011, nasce a Cooperativa de Bordadeiras e Produção Artesanal do Cerrado Goiano, nutrida pelos valores do cooperativismo. As cooperadas da Bordana não só produzem arte, mas ressignificam o trabalho, agregando valor às suas criações, elevando sua autoestima e construindo um futuro mais digno. Cada peça é uma expressão de amor, resistência e conexão com o Cerrado, nosso lar e inspiração.
 

"O sonho da pequena Ana floresce em cada bordado, transformando o amor pelo Cerrado em arte e

inclusão." - Celma Grace. 

Nossos parceiros:
 

Imagem1_edited.jpg
bottom of page